Translate

23 de outubro de 2014

BERTHE MORISOT - PINTORA IMPRESSIONISTA FRANCESA





AS PINTURAS IMPRESSIONISTAS DA ARTISTA FRANCESA
BERTHE MORISOT



No meio dos famosos pintores franceses expoentes do impressionismo, uma mulher, também artista, se destacou com seu talento e delicadeza


"Auto-Retrato" - Berthe Morisot


"A Mãe e Irmã da Artista" - Berthe Morisot





Música: "Scherzo Intermezzo - Moderato con Allegro (2/4)" - Debussy
Claude Debussy: compositor francês (1862-1918)






Pinturas em Cenas Cotidianas


"Assim como a pintora norte-americana Mary Cassat, Berthe Morisot pintou principalmente as mulheres, as crianças e as cenas familiares. Nunca deixou de pintar, a vida inteira, ao contrário de sua irmã também talentosa, Edma, que abandonou a pintura depois que se casou em 1869. Naquela sociedade dominada pelo sexo masculino, era muito difícil para as mulheres acharem um equilíbrio entre a vontade de aprender, a segurança em si próprias como artistas e a manutenção do matrimônio."
Fonte: http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=4724&id_coluna=74



Dentro de Casa















Pintora de "Traços Ágeis"

"Entre as pintoras impressionistas, algumas de muito valor, a maior importante talvez tenha sido Berthe Morisot, pintora de paisagens transbordantes de frescor, de traços ágeis e quase sempre com a figura humana como ponto de referência. Além disso, foi uma extraordinária pintora de cenas da vida doméstica, onde podia divertir-se e dar vazão aos seus dotes de observação, e o mesmo acontecia quando tratava com naturalidade da intimidade familiar."
Fonte:http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo468.shtml  





















"As Duas Irmãs no Sofá" - Berthe Morisot









Com os Filhos















Característica das pinturas Impressionistas:
Traços rápidos capturando a luz do dia em cenas ao ar livre.



















No Campo




Berthe viajou para a cidade de Pontoise, na França, para pintar ao ar livre.











Uma mulher no mundo artístico dominado pelos homens

"Em um mundo artístico dominado pelos homens, Berthe Morisot sempre foi consciente do seu talento, assim como o de suas amigas. Desta forma, é compreensível que tenha escrito: 


“O certo é que nossos valores se encontram no sentimento, na intenção, na nossa visão, que é mais útil que a dos homens, e podemos alcançar muito se conseguirmos que a afetação, a pedanteria e o sentimentalismo não estraguem tudo”."
(Berthe Morisot) 









No Jardim




























As Crianças 




 







Com os Bichos de Estimação













As Flores













"Berthe Morisot" - Édouard Manet
Pintor francês (1832-1883)


Morisot foi cunhada do também pintor francês Manet, que a retratou



"Berthe Morisot Deitada" - Édouard Manet

"Berthe Morisot" - Édouard Manet

Berthe Morisot 

Nasceu em Bourges, Cher no dia 14 de janeiro de 1841. Faleceu em Paris, em 2 de março de 1895
"Iniciou sua formação com os mestres Chocarne-Moreau e Guichard e prosseguiu sob a tutela do pintor Corot. Também teve aulas de escultura com Millet. No ano de 1863 começou a pintar ao ar livre em Pontoise, onde conheceu os pintores Daubigny e Daumier. A esse período de intensa aprendizagem seguiram-se viagens pela Espanha e Inglaterra. Depois de conhecer Manet, posou para ele como modelo e apaixonou-se por Eugênio, irmão do pintor, com quem se casou. Depois de participar da primeira exposição dos impressionistas, em 1874, a pintora iniciou uma série de viagens de estudo pela Itália, Países Baixos e Bélgica. Suas obras foram apresentadas em 1886 em Nova Iorque, e um ano mais tarde na Exposição Internacional de Paris. A obra de Berthe Morisot representa uma reflexão afirmativa da obra de Manet, embora com pinceladas mais longas e suaves, com tendência para a verticalização, numa tentativa de organizar a composição."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Berthe_Morisot





Fotografia de Berthe Morisot


VIDA E OBRA    

         "Berthe Morisot pertenceu à alta burguesia francesa, era neta do pintor Fragonard e  desde cedo começou a ter aulas com Corot. Morisot era uma incansável copiadora. Começou com os Mestres antigos e terminou com Corot, cujos trabalhos ela tinha a vantagem de comentar pessoalmente, já que foi sua aluna entre 1860 e 1862, junto com sua irmã Edna (futuramente Mme. Pontillon). Corot aconselhou que fosse aprender a pintar ao ar livre em Auvers-sur-Oise.

        Em 1864 Berthe fez a primeira exposição de suas paisagens no Salon. Em 1868 ela conheceu e ficou amiga de Edouard Manet, que lhe deu conselhos e pintou vários retratos seus. Em 1872  foi para a Espanha. Desde 1874  até 1886 ela participou de todas as exposições dos Impressionistas, com exceção da quarta mostra, devido a uma doença."
Fonte: http://www.sabercultural.com/template/pintores/BertheMorisot.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário