Translate

9 de agosto de 2014

ARTE E CIDADES - PINTURAS DE PRAGA - CIDADE DAS CEM TORRES









ARTE E CIDADES

PINTURAS DE PRAGA


Cidade das Cem Torres

Fotografia

Yuriy Shevchuk
Pintor ucraniano contemporâneo

Yuriy Shevchuk
Pintor ucraniano contemporâneo



Praga ou Prague, capital da República Checa, é uma das cidades mais bonitas do Leste Europeu.
O rio Moldava ou Vltava em checo, com suas lindas pontes enriquece a beleza natural da cidade.
O compositor Smetana inspirou-se no rio Moldava para compor um movimento de seu poema sinfônico "Ma Vlast", que significa "Minha Terra". 



Música: "Moldava" - Smetana
Compositor checo (1824-1884)
Imagens da Cidade de Praga




 A Famosa Ponte Carlos
A antiga ponte que une a Cidade Velha ao Castelo de Praga

"A pérola nas águas do rio Moldava é com certeza a Ponte de Carlos, construída no ano de 1357 pelo arquiteto Petr Parléř, durante o reinado de Carlos IV. O ponte une a Cidade Velha ao bairro Cidade Pequena (Malá Strana), uma zona formosa que se estende aos pés do Castelo de Praga. Nesta parte da cidade encontram-se muitos palácios em vários estilos arquitetônicos que são atualmente sedes diplomáticas em sua maioria. Os locais mais visitados são a Igreja de São Nicolau, de estilo barroco e a Igreja de Nossa Senhora da Vitória com o famoso Menino Jesus de Praga." (e também há uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, do Brasil)
Fonte: http://www.czechtrade.com.br/sobre-a-republica-tcheca/praga/


Fotografia








 Praga é considerada a "Paris" do Leste Europeu
e conhecida como Praga Dourada, a cidade que está no coração da Europa


Todd Williams
Pintor contemporâneo

Yuriy Shevchuk
Pintor ucraniano contemporâneo
 






Marek Vodvarka
Pintor contemporâneo

Victoria Francisco
Pintora checa contemporânea

Victoria Francisco
Pintora checa contemporânea


Música: "Humoresque - Op 101 - n.18" - Dvorak
Compositor checo (1841-1904)




Marja Wronska
Pintora e arquiteta polonesa contemporânea

Marja Wronska
Pintora e arquiteta polonesa contemporânea

Yuriy Shevchuk
Pintor ucraniano contemporâneo

Yuriy Shevchuk
Pintor ucraniano contemporâneo

Yuriy Shevchuk
Pintor ucraniano contemporâneo




Praga é a cidade natal do grande artista da "Art Nouveau",
Alphonse Mucha




A Art Nouveau

"A 'Art Nouveau' é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas – especialmente o inicio da arte aplicada à industria – que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1910. Antes da Primeira Guerra Mundial, o estilo mudou para um estilo mais geométrico, uma característica do movimento artístico em cima do qual levará: o 'Art Deco' (1920-1940).

O nome 'Art Nouveau' é do francês “arte nova”, e é também conhecida como Jugendstil, em alemão para “estilo da juventude”, que recebeu o nome devido à revista Jugend.
O Art Nouveau é uma reação à arte acadêmica do século XIX e inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas.
Foi um estilo artístico mais popular na Europa, mas sua influencia foi global. O período em que esteve muito em voga foi chamado de 'Belle Époque'.
Na França, as entradas do metrô de Paris feitas por Hector Guimard, eram do estilo Art Nouveau e Emile Gallé praticou o estilo "Escola de Nancy". Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitetura na Bélgica. Revistas como a Jugend ajudaram a divulgar o estilo na Alemanha, especialmente como uma forma de arte gráfica, enquanto os secessionistas de Viena influenciaram a arte e a arquitetura de toda a Áustria-Hungria. A Art Nouveau também era o estilo de indivíduos distintos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alfons Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o Art Nouveau de sua própria maneira."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Art_nouveau



Alphonse Mucha e a Art Nouveau

"Alphonse Mucha usou o estilo em Praga e Morávia (parte da atual Republica Tcheca); seu estilo de Art Nouveau foi associado com o Renascimento Nacional Tcheco. Secções “fin du siècle” de Praga revelam prédios modestos incrustados com imagens de folhas e mulheres que curvam e giram através das fachadas. Exemplos de Art Nouveau na cidade, juntamente com os exteriores de muitos prédios de apartamento e comerciais, são a Casa Municipal, o Hotel Pariz, Mercado Municipal de Smíchov, Hotel Central, as janelas da capela St.Wenceslas na Catedral St. Vitus, a estação de trem principal, o Hotel Grand e a “Jubilee Synagogue”. O cemitério Olsany e o novo cemitério judeu também são exemplos importantes de Art Nouveau. Em Tcheco, Art Nouveau é conhecido como Secese, um nome adotado do termo Austríaco “secessionismo”.

O estilo foi fortemente influenciado pelo artista Tcheco Alfons Mucha quando ele produziu um pôster litografado(ver abaixo), que apareceu em 1 de Janeiro de 1895 nas ruas de Paris, como uma propaganda para a peça Gismonda por Victorien Sardou com a Sarah Bernhardt. O pôster popularizou o novo estilo artístico e seu criador para os cidadãos de Paris. Inicialmente denominado "Style Mucha", seu estilo logo ficou conhecido como Art Nouveau."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Art_nouveau


Poster de Propaganda de Alphonse Mucha

"As Pedras Preciosas: Rubi, Ametista, Esmeralda e Topásio" - Alphonse Mucha

"Poesia, Dança e Música" - Alphonse Mucha


A Cidade de Praga

"Com a sua história extensa e localização especial entre o Oriente e o Ocidente, Praga é uma das maiores atrações da Europa Central. Uma simbiose única de culturas, tradições, “desfiles" de todos os estilos arquitetônicos e um cenário natural aconchegante difícil de encontrar em qualquer outra cidade. Seus 1.215.100 habitantes fazem de Praga uma das menores capitais na Europa.

Após a Primeira Guerra Mundial e como conseqüência da queda do império dos Habsburgos, no dia 28 de outubro de 1918 foi fundada a Tchecoslovaquia e Praga tornou-se a capital do estado. Em 1930, a cidade já era uma metrópole multi-étnica na vanguarda do desenvolvimento industrial, capital artística, literária e arquitetônica, e a sua população contava com 850.000 habitantes.

Nestes últimos séculos, a cidade tem continuado o seu crescimento estreitamente vinculado ao mundo germânico e vienense. Dele provém, em grande medida, a Praga Moderna. Assim, o estilo neo-renascentista próprio de importantes edifícios do século passado deve-se a arquitetos como Zítek, Schulz, Mocker e Wiehl. O estilo Art Nouveau, união do Jugendstil alemão e Art Nouveau vienense dos séculos XIX e XX também deixariam seu marco em muitas moradias da Praga dessa época.

Movimentos artísticos como o Cubismo, o Construtivismo e o Funcionalismo encontraram uma boa acolhida entre os círculos artísticos de Praga, assim como se conhece o magnífico desenvolvimento da literatura tcheca e a intensa produção de música, com destacados nomes como Smetana, Dvořák e Janáček.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade perdeu o seu caráter multi-étnico e deu passagem a uma nova etapa de indiscutível predomínio tcheco. Hoje em dia, a cidade continua com sua evolução cultural absorvendo e oferecendo eventos contemporâneos. O jeito de vida moderno e encanto da romântica capital transformaram Praga novamente em um centro multi-cultural e atrativo.
Fonte: http://www.czechtrade.com.br/sobre-a-republica-tcheca/praga/




Praga a Cidade do Escritor Checo Kafka

"Franz Kafka foi um dos maiores escritores de ficção do século XX.
De origem judaica, nasceu em Praga, e escrevia em língua alemã.
 O conjunto de seus textos— na maioria incompletos e publicados postumamente — situa-se entre os mais influentes da literatura ocidental.

Em obras como a novela A Metamorfose (1912) e romances como O Processo (1925) e O Castelo (1926), retratam indivíduos preocupados com um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático."

"Kafka" - Alexander Ilichev
Pintor contemporâneo russo

"O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida."
(Franz Kafka)

"Talvez haja apenas um pecado capital: a impaciência. Devido à impaciência, fomos expulsos do Paraíso; devido à impaciência, não podemos voltar."
(Franz Kafka)


Nenhum comentário:

Postar um comentário