Translate

29 de setembro de 2013

ARTE EM PINTURAS DE SÃO JERÔNIMO - TRADUTOR DA BÍBLIA







ARTE E RELIGIÃO

ARTE EM PINTURAS DE SÃO JERÔNIMO



Dia de São Jerônimo e Dia da Bíblia
30 de Setembro


O Santo tradutor da Bíblia do Hebraico e Grego para o Latim

"São Jerônimo em seu Estúdio" - Domenico Ghirlandaio
Pintor renascentista italiano (1449-1494)


El Greco
Pintor grego (1541-1614)


São Jerônimo de Estridão - O Santo Tradutor da Bíblia

Padroeiro dos estudos Bíblicos, dos tradutores, das secretárias e bibliotecárias.
"São Jerônimo nascido em Estridão (Dalmácia), cerca do ano 347 e falecido em Belém, em 30 de setembro de 420. Foi um padre e apologista cristão ilírio. É conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim.
É o santo padroeiro dos bibliotecários, dos tradutores e patrono das secretárias, ambos comemorados no dia 30 de setembro.
A edição de São Jerónimo, a Vulgata é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma católico) e ainda doutor da igreja. Nasceu em Estridão, por isso chamado Jerónimo de Estridão, na fronteira entre a Panónia e a Damácia, no segundo quarto do século IV e faleceu perto de Belém,  em sua cela, próximo à gruta da Natividade.
A Vulgata foi publicada cerca de 400 d. C., poucos anos depois de Teodósio I ter feito do cristianismo a religião oficial do Império Romano.
É reconhecido pela Igreja Católica como santo e doutor da Ortodoxa Oriental, onde é conhecido como São Jerônimo de Estridônio ou Abençoado Jerônimo."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jer%C3%B3nimo_de_Estrid%C3%A3o

Caravaggio
Pintor barroco italiano (1571-1610)

Hendrick van Someren
Pintor barroco holandês (1615-1685)

Hendrick van Someren
Pintor barroco holandês (1615-1685)




“Cristo é o poder de Deus, é a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria Dele; portanto, ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo”
(São Jerônimo)


"São Jerônimo Penitente" - Alessandro Gherardini
Pintor italiano (1693-1702)

"São Jerônimo" - Antonio de Pereya y Salgado
Pintor barroco espanhol (1611-1678)

Lorenzo Sabattini
Pintor italiano (1530-1576)

Andrea Polinori
Pintor italiano (1586-1648)



"O amor a tudo suporta."
(São Jerônimo)



"São Jerônimo e o Anjo" - Guido Reni
Pintor barroco italiano (1575-1642)

Albrecht Durer
(1471-1528)

"A avareza é a raiz de todos os males."
(São Jerônimo)



"São Jerônimo em seu Estúdio" - Marinus van Reymerswale
Pintor holandês (1490-1546)



São Jerônimo e a Bíblia
"Dentro de sua vocação religiosa, tendo em vista a extraordinária inteligência, São Jerônimo estudou hebraico e aperfeiçoou seus conhecimentos do grego para poder compreender melhor as Sagradas Escrituras nas línguas originais.
A convite do Papa Damaso, foi chamado a Roma, onde viria a ser secretário particular do Santo Padre, recebendo a tarefa de traduzir a Bíblia para o latim.
A tarefa que São Jerônimo começou em Roma iria durar praticamente por toda a vida. O conjunto de sua tradução da Sagrada Escritura para o latim chamou-se “Vulgata” e foi o texto mais utilizado pela Igreja nos séculos posteriores, tornando-se oficial com o Concílio de Trento; só mudando essa realidade, ultimamente, por conta das novas traduções. Na tradução, São Jerônimo revela agudo senso crítico, amor incontido pela Palavra de Deus e riqueza de informações sobre os tempos e lugares relativos à Bíblia.
Já no fim de sua vida, triste por certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde, vivendo como monge, continuou, até a morte, seus estudos e trabalhos bíblicos, vindo a falecer no ano de 420.
São Jerônimo foi vigoroso, inteligente e de temperamento indomável. Foi declarado Padroeiro dos Estudos Bíblicos e o “Dia da Bíblia” foi estabelecido exatamente no último domingo de setembro em homenagem à data de sua morte.
Dentre as frases desse grande santo da Igreja mais conhecidas está: “Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo”."




"São Jerônimo e o Leão" - Fra Fellpo Lippi
Pintor  florentino do Renascimento italiano (1406-1469)



O Leão de São Jerônimo ' primeiro significado

"O Leão ao lado de São Jerônimo tem dois significados. O Primeiro é o do próprio animal. Conta-se que, certo dia, quando São Jerônimo estava trabalhando na caverna com mais alguns monges, apareceu um leão com uma pata ferida. Todos fugiram, menos São Jerônimo, que foi até o animal e viu que sua pata estava cheia de espinhos. Rapidamente o santo ganhou a confiança do felino, tirou-lhe os espinhos e curou-lhe as feridas. A partir de então, o leão tornou-se um animal de estimação de São Jerônimo, acompanhando-o por todos os lugares."


O Leão de São Jerônimo ' segundo significado

"O segundo significado do Leão de São Jerônimo é que este animal simboliza o próprio Jesus Cristo, por causa de sua majestade, força e serenidade. Jesus é chamado de o 'Leão da Tribo de Judá'. E isso tem tudo a ver com o trabalho de tradução das Sagradas Escrituras feito por São Jerônimo. Com efeito, Jesus Cristo é a própria Palavra de Deus personificada. Ele é o 'Verbo de Deus' como diz são João. Ao traduzir a Palavra de Deus para uma linguagem popular, São Jerônimo tornou a pessoa de Jesus mais acessível ao povo."
fonte: https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-sao-jeronimo/144/103/



"São Jerônimo e o Leão" -  Van der Weyden
Pintor holandês (c. 1400 - 1464) 


Jacob Symonsz Pynas
Pintor holandês (1583 - 1631)





4 comentários:

  1. Interessante! Não sabia nada de S Jerónimo... parabéns Denise !!! 🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rose!! Minha fiel e atual incentivadora!!
      Eu também só fui conhecer S. Jerônimo em pesquisas sobre a Bíblia 🙏

      Excluir
  2. Muito obrigado pela coletânea sobre São Jerônimo.
    Fico pensando, qual seria primeira obra mostrando o santo em penitência, com a cabeça da caveira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada DC, por seu comentário e sua visita!!
      Pelo ano dos artistas, talvez a pintura do artista Marinus van Reymerswale ou a do artista Durer, seja a mais antiga, dentre as outras com São Jerônimo e o crânio. Este simboliza a morte para o mundo e para as coisas mundanas...em que o santo foi viver como eremita em uma caverna.

      Excluir