Translate

9 de julho de 2013

ARTE EM PINTURAS DE JOGADORES DE DOMINO










ARTE EM JOGOS DE DOMINÓ


PINTURAS DE JOGADORES DE DOMINÓ


Edward Joseph Head
Pintor inglês (1863-1937)




"Jogadores de Domino" - Jorge Arche
Pintor cubano (1905-1956)

Horace Pippin
Pintor africano-americano (1888-1946)

"Jogadores de Dominó" - Christian George
Pintor norte-americano contemporâneo
Luis Diaz
Pintor e ilustrador contemporâneo

"Dominó" - Frank Bramley
Pintor inglês (1857-1915)




Ficheiro:Albert Anker 001.jpg
"A Menina e as Pedras de Dominó" - Albert Anker
Pintor suíço (1831-1910)

"Jogando Dominó" - Pierre-Auguste Renoir
Pintor impressionista francês (1841-1919)


Jogo de Dominó - Origem

"O jogo aparentemente surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C.a 182 a.C.O nome provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças ao Senhor"), devida a semelhança das peças com as golas dos trajes sacerdotais de então. Outra vertente diz que o nome é derivado dessa expressão que foi incorporada como nome do jogo porque os sacerdotes a pronunciavam ao fazer uma boa jogada."


No Brasil o jogo de dominó aportou por volta do século XVI, trazido pelos portugueses, e virou passatempo, principalmente, para os negros escravos. 

"Dominó" - Henry Schnakenberg
Pintor norte-americano (1892-1970)

"O conjunto tradicional de dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28 peças, ou pedras. Cada face retangular de dominó é divida em duas partes quadradas, ou "pontas", que são marcadas por um número de pontos de 0 a 6, ou deixadas em branco. Um jogo de dominós é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados em uma diversidade indeterminada de maneiras.
O jogo é formado por peças retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O termo é também usado para designar individualmente as peças que compõem este jogo. Na área matemática das poliformas, um dominó é a figura retangular formada por dois quadrados congruente colocados lado a lado."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domin%C3%B3



Nenhum comentário:

Postar um comentário