Translate

7 de julho de 2013

PINTURAS COM JOGADORES DE CARTAS







ARTE EM JOGOS DE CARTAS


PINTURAS DE JOGADORES DE CARTAS




File:Georges de La Tour 031.jpg
"A Fraude com o Ás de Paus" - (Detalhe da pintura abaixo) - Georges de La Tour
Pintor flamengo (1593-1652)

File:Georges de La Tour - The Cheat with the Ace of Clubs - Google Art Project.jpg
"A Fraude com o Ás de Paus" - Georges de La Tour
Pintor flamengo (1593-1652)



Música: "Piano Sonata N. 1, op 8" -  Karol Szymanowski
Compositor polonês (1882-1937)







"A Casa de Cartas" - Jean-Baptiste-Siméon Chardin
Pintor francês (1699-1779)


"Jogo de Cartas" - Theodor Rombuts
Pintor barroco flamengo (1597-1637) 

Caravaggio
Pintor barroco italiano (1571-1610)

Theodor Rombouts
Pintor barroco flamengo (1597-1637)


"Jovens Jogando Cartas" - Rembrandt
Pintor holandês (1606-1669)







Gaetano Bellei
Pintor italiano (1857-1922)

Vermeer
Pintor holandês (1632-1675)


"Jogadores de Cartas" - Paul Cézanne
Pintor francês (1839-1906)



"Os Jogadores de Cartas" - Paul Cézanne
Pintor francês (1839-1906)


Jogos de Cartas - Origem

 "Desde o século X a.C.. os jogos de cartas tem fascinado a humanidade. Desde as simples tiras de papel nascidas no oriente, as cartas se tornaram conhecidas na Europa a partir do século XVI, e depois viraram um fenômeno universal."
"Há indícios de que as cartas de baralho surgiram na China, juntamente com a descoberta do papel, por volta do  século X a. C. O baralho criado antigamente, foi recebendo alterações até chegar ao popular baralho que conhecemos e, ainda hoje, existem variações diversas.
É difícil mensurar a quantidade de jogos de baralho que existem no mundo, mas existe uma coleção de livros, "Os Melhores Jogos do Mundo", que tem um volume destinado a falar sobre os jogos de carta, e apresenta 128 opções de jogos. Além dessa quantidade imensa de jogos, as regras de cada um deles variam de região para região pois, ao serem disseminadas, foram adaptadas pelos jogadores.
O baralho atrai por ser um único instrumento de distração que pode ser usado de várias maneiras distintas, ou seja, é possível distrair-se com vários jogos distintos, utilizando-se da mesma ferramenta."
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_de_cartas




Baralho de Cartas

"Baralho é o conjunto de cartas que compõem o jogo, assim chamado comumente, devido ao fato de, antes de repartidas, as cartas serem misturadas ou embaralhadas pelo crupiê ou algum jogador designado para fazê-lo.

principal baralho de 52 cartas em uso atualmente inclui 13 cartas de cada um dos quatro naipes franceses, paus (♣), ouros (), copas () e espadas (♠), com cartas de figuras. Cada naipe inclui um ás, que descreve um único símbolo de seu naipe (muito grande, muitas vezes apenas o ás de espadas) um rei, uma rainha, e um valete, cada um representado com um símbolo de seu naipe, com valores de dois a dez, com cada cartão mostrando o número de símbolos de seu naipe. Para além destas 52 cartas, baralhos comerciais geralmente incluem dois coringas. Em muitos jogos, os coringas não são usados. Os coringas são geralmente distinguidos pela cor."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baralho

Nenhum comentário:

Postar um comentário